sexta-feira, 29 de março de 2013

41º dia de retiro: Sexta-feira Santa

Semana Santa: O testamento do amor
# professar a fé: Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis  e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo que há de vir. Amém.
# invocar o Espírito Santo: Ó vinde Espírito Santo a minha alma visitai e enchei meu coração de seus dons celestiais. A minha mente iluminai e acendei em meu coração o fogo do Vosso amor. Concedei-me sempre a Vossa paz e consolação. Amém!
# leitura da Palavra: o texto indicado hoje será lido todos os dias da semana. A cada dia, identifique nele perguntas que você tenha em seu coração e busque respostas. Elas não virão como “mágica”, mas serão oferecidas pelo Espírito Santo. Hoje, além do texto da semana, vamos usar, também Jo 18, 1-19,42.
# meditação:
Sexta-feira Santa: contemplamos o mistério da morte de Jesus Cristo para a nossa salvação. De um lado Jesus e os discípulos e, do outro, Judas e os grandes dos romanos e dos judeus: é o embate entre a luz e as trevas. Jesus não é preso, Ele se entrega. Celebramos a Paixão e Morte do Senhor e, contemplando o Crucificado, lembremos dos “crucificados” de nossos dias em nossa oração. E rezemos pelas grandes necessidades da Igreja e do Mundo.
# oração final: Senhor, estamos aos pés da cruz e te agradecemos por Teu amor. Nosso pouco sofrimento nos dói tanto e Tu tudo suportastes pela remissão de nossos pecados. Amém!
# partilha: encontre um meio de partilhar o seu dia de retiro. Pode ser conversando com familiares/amigos/vizinhos; pode ser escrevendo um dos versículos da Palavra lida e deixando numa caixa de correio; pode ser através do blog/facebook(como estou fazendo) que são excelentes canais de partilhar o amor de Deus!

Um comentário:

Bia disse...

Ola amiga querida, acho que é a primeira vez que digo boa tarde!!
Cheguei agora da igreja e as 19 hs vou acompanhar a procissão!
As chagas de Cristo é a nossa vitória. Seu amor nossa justificação>Minha oração hoje é que Ele me ensine e fransfigure me para que como Ele me ama, seu seja capaz de amá-lo, na pessoa do outro!
Bendito seja Deus, O Clemente o Misercodioso.
Com Jesus nunca estamos sós! Amém!
Fique com Deus!
Bjs
Bia