quinta-feira, 28 de março de 2013

40º dia de retiro: Tríduo Pascal - Quinta-feira Santa

Semana Santa: O testamento do amor
# professar a fé: Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis  e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo que há de vir. Amém.
# invocar o Espírito Santo: Ó vinde Espírito Santo a minha alma visitai e enchei meu coração de seus dons celestiais. A minha mente iluminai e acendei em meu coração o fogo do Vosso amor. Concedei-me sempre a Vossa paz e consolação. Amém!
# leitura da Palavra: o texto indicado hoje será lido todos os dias da semana. A cada dia, identifique nele perguntas que você tenha em seu coração e busque respostas. Elas não virão como “mágica”, mas serão oferecidas pelo Espírito Santo. Hoje, além do texto da semana, vamos usar, também Lc 22, 14-20.
# meditação:
Quinta-feira Santa: pela manhã, os bispos celebram a Santa Missa da Bênção dos Óleos e, ao cair da tarde, começa o Tríduo Pascal com o Lava pés e a celebração da Instituição da Eucaristia.
Ao lavar os pés dos discípulos Jesus mostrou que veio para servir e não ser servido. Na ceia cristã, o cordeiro pascal é substituído pelo pão partido e o cálice da bênção pelo sangue da nova aliança. Reunidos à mesa celebramos a memória do Senhor morto e ressuscitado, elevado ao céu, presente no meio de nós e na esperança de Seu retorno.
# oração final: Obrigada, Senhor, por nos ter presenteado com o Dom dos dons: Jesus Cristo. Obrigada, amado Jesus, por ter se doado por amor a nós. Amém!
# partilha: encontre um meio de partilhar o seu dia de retiro. Pode ser conversando com familiares/amigos/vizinhos; pode ser escrevendo um dos versículos da Palavra lida e deixando numa caixa de correio; pode ser através do blog/facebook(como estou fazendo) que são excelentes canais de partilhar o amor de Deus!

Um comentário:

Bia disse...

Amiga estou adorando vir toda noite no retiro orar e meditar contigo, vejo a Igreja como Santa , mas a vejo também como pecadora, eu explico:Santa em Cristo e pecadora em nós.
Quando faço minhas orações peço por nós e pelos Cleros as tentações existem e nem mesmos os Cleros da Igreja estão livres das tentações e ostentações!
Ostentações !!! Jesus era um homem simples sem ostentações!!
Amado Mestre transforma a nossa vida, transforma para sermos servos de Deus! Amém!
E disse-nos Jesus... Eu sou O caminho, A verdade e A vida!!!
Uma abençoada Semana Santa à você e família!
Bjs
Bia