segunda-feira, 25 de março de 2013

37º dia de retiro:

Semana Santa: O testamento do amor
# professar a fé: Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis  e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo que há de vir. Amém.
# invocar o Espírito Santo: Ó vinde Espírito Santo a minha alma visitai e enchei meu coração de seus dons celestiais. A minha mente iluminai e acendei em meu coração o fogo do Vosso amor. Concedei-me sempre a Vossa paz e consolação. Amém!
# leitura da Palavra: o texto indicado hoje será lido todos os dias da semana. A cada dia, identifique nele perguntas que você tenha em seu coração e busque respostas. Elas não virão como “mágica”, mas serão oferecidas pelo Espírito Santo.
Esta semana nosso texto é o Evangelho segundo São João, capítulo 13, versículos de 1 a 30. Deixe marcado em sua Bíblia. E, no Tríduo Pascal usaremos os textos da liturgia.
# meditação:
O texto escolhido para a semana é como que o prefácio da Paixão de Cristo. Ele nos fala de 4 personagens: Jesus, João(o discípulo mais amado), Pedro e Judas Iscariotes.
Jesus, que por toda Sua vida humana testemunhou o Reino com palavras e obras, mais uma vez dá exemplo: antes da ceia lavou os pés dos discípulos. Um gesto de humildade mas também de amor incondicional e perdão pois Ele já sabia quem O iria entregar...
# oração final: Obrigada, Senhor, por esse trigésimo sétimo dia de retiro. Senhor, que eu não passe essa semana como que assistindo uma peça de teatro sobre a vida de Cristo. Permite que eu faça parte do Mistério Pascal. Amém!
# partilha: encontre um meio de partilhar o seu dia de retiro. Pode ser conversando com familiares/amigos/vizinhos; pode ser escrevendo um dos versículos da Palavra lida e deixando numa caixa de correio; pode ser através do blog/facebook(como estou fazendo) que são excelentes canais de partilhar o amor de Deus!

Um comentário:

Bia disse...

Tetê querida, boa noite!
Quase sempre quereremos facilitar as coisas e, por isso, se perdem muitos valores.
Buscamos o Deus que se revelou, mas queremos a nossa vontade na nossa capacidade de entender.,
A única coisa que podemos oferecer a Deus é nossa dor quando não têm solução, tudo o mais vem Dele. Falta-nos exercitar a humildade , obediência,............!
Amiga fique com Deus e uma abençoda Semana Santa à você e família!
Bjs
Bia