domingo, 24 de março de 2013

36º dia de retiro:

Semana Santa: O testamento do amor
 
Acompanhar Jesus, participando dos acontecimentos de Sua Paixão e morte. Entrar de coração no Tríduo Pascal, para vivê-lo com fé, no coração da Igreja. Tomar a cruz com Jesus e transformar cada gesto de nossa vida em ato de amor.
# professar a fé: Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis  e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.
Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo que há de vir. Amém.
# invocar o Espírito Santo: Ó vinde Espírito Santo a minha alma visitai e enchei meu coração de seus dons celestiais. A minha mente iluminai e acendei em meu coração o fogo do Vosso amor. Concedei-me sempre a Vossa paz e consolação. Amém!
# leitura da Palavra: o texto indicado hoje será lido todos os dias da semana. A cada dia, identifique nele perguntas que você tenha em seu coração e busque respostas. Elas não virão como “mágica”, mas serão oferecidas pelo Espírito Santo.
Esta semana nosso texto é o Evangelho segundo São João, capítulo 13, versículos de 1 a 30. Deixe marcado em sua Bíblia. E, no Tríduo Pascal usaremos os textos da liturgia.
# meditação:
Semana Santa: os dias são os mesmos mas o coração deverá estar diferente. Durante as cinco semanas da Quaresma preparamos nosso coração e hoje, Domingo de Ramos, iniciamos a celebração do mistério pascal de nosso Senhor, Sua morte e ressurreição. Para consumá-lo, Cristo entrou em Jerusalém, Sua cidade.
Com fé e piedade sigamos os passos de nosso Salvador para que, associados pela graça à Sua cruz, participemos também de Sua ressurreição e de Sua vida.
# oração final: Obrigada, Senhor, por  ter me permitido uma santa Quaresma que me preparou para estar iniciando a Semana Maior da cristandade. Carregarei Contigo a cruz e não sairei mais do Teu caminho. Amém!
# partilha: encontre um meio de partilhar o seu dia de retiro. Pode ser conversando com familiares/amigos/vizinhos; pode ser escrevendo um dos versículos da Palavra lida e deixando numa caixa de correio; pode ser através do blog/facebook(como estou fazendo) que são excelentes canais de partilhar o amor de Deus!

2 comentários:

Bia disse...

Querida amiga Tetê,
A presença dEle é muito mais importante que qualquer bem, dinheiro ou posição social.
Desde o Primeiro dia Do Retiro Espiritual, passei gastar todo o "perfume" do meu tempo para aproveitar a presença do Mestre!
Desejo de coração Que Nosso Deus maravilhoso que nos ensinou a caminhar e segura nossa mão quando precisamos, esteja sempre presente na minha vida ,na vida de meus familiares, amigos, em sua vida Tetê , de seus familiares e de todos os irmãos
Que o Senhor derrame chuvas de bênçãos sobre nós!Amém!
Fique com Deus!!
Bjs
Bia

Cacilda disse...

Boa noite querida maninha!!!
Estive ausente no seu Retiro Espiritual,estou fazendo uma novena!!
Vou à missa a noite e quando chego em casa vou orar no altar , agradecer as Graças recebidas e entregar nas mãos de Deus tudo que necessito , porque Ele sabe o que é melhor para mim!
Sempre desde cedo ensinei os valores cristãos. para meus filhos o amor a igreja com toda a sua riqueza espiritual para que fortalecesse o coração de minhas crianças para que se tornasse pessoas de bem no futuro e hoje colho os frutos das sementes que plantei no corações deles.
Agradeço a Deus por essa Graça concedida ! Amém!
Uma Santa Semana à você e família!!!
Abraço fraterno!