terça-feira, 5 de março de 2013

17º dia de retiro:

3ª semana: À beira do poço
# professar a fé:
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis  e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.
Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo que há de vir. Amém.
# invocar o Espírito Santo: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, acendei neles o fogo do Vosso amor e renovai a face da terra. Que com a Vossa luz apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre de Vossa consolação. Amém!
# leitura da Palavra: o texto indicado hoje será lido todos os dias da semana. A cada dia, identifique nele perguntas que você tenha em seu coração e busque respostas. Elas não virão como “mágica”, mas serão oferecidas pelo Espírito Santo.
Esta semana nosso texto é o Evangelho segundo São João, capítulo 4, versículos de 7 a 42. Deixe marcado em sua Bíblia.
# meditação:
O diálogo entre Jesus e a Samaritana é direto e Ele logo se deixa ver quem é: “Se me pedisses de beber eu te daria água viva”... Jesus decide entrar no coração daquela mulher falando de uma água diferente: água que sacia a sede para todo o sempre!
Para o povo daquela região, água viva era água de rio, água corrente, diferente da água de poço. Jesus disse que daria água viva mas não carregava nenhum cantil... a mulher ficou confusa, não acreditou... mas surgiu a dúvida: e se fosse verdade? Quem não gosta de ter água pura e fresca para matar a sede?
# oração final: Obrigada, Senhor, por esse décimo sétimo dia de retiro. Quero, Senhor, beber todos os dias da água pura e fresca que brota do Teu coração, fonte de água viva. Sacia a minha sede, Senhor. Amém!
# partilha: encontre um meio de partilhar o seu dia de retiro. Pode ser conversando com familiares/amigos/vizinhos; pode ser escrevendo um dos versículos da Palavra lida e deixando numa caixa de correio; pode ser através do blog/facebook(como estou fazendo) que são excelentes canais de partilhar o amor de Deus!

2 comentários:

Aliny disse...

oie tia/dinda ...euzinha encontrei agua pura e fresquinha antes de chegar aqui..adivinha aonde???? sera q conto? No Manancial :) vim de la e minha sede saciei ..(Amem)
Fique com Deus..
Bjinhux

Bia disse...

Querida amiga, boa noite!
Orei e meditei contigo, agora posso dormir na Santa Paz de Deus! Amém!
Bjs
Bia