2ª semana: Nascer de novo
Um dia, Jesus foi visitado à noite por um dos chefes dos judeus, Nicodemos. Foi um diálogo precioso, com o qual aprendemos a nascer de novo da água e do Espírito. Afinal de contas, somos batizados! Mesmo sabendo que não é fácil remexer lá dentro do coração, para arrancar a “velhice” do pecado e da maldade, estamos dispostos! O Espírito Santo que nos conduz no Retiro, purificará nosso interior.
# professar a fé:
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.
Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo que há de vir. Amém.
# invocar o Espírito Santo: Espírito de Deus, enviai do céu um raio de luz e enchei meu íntimo. Ao sujo lavai, ao seco regai, curai o doente. Dobrai o que é duro, guardai no escuro, o frio aquecei. Daí à Vossa Igreja, que espera e deseja, Vossos dons. Amém!
# leitura da Palavra: o texto indicado hoje será lido todos os dias da semana. A cada dia, identifique nele perguntas que você tenha em seu coração e busque respostas. Elas não virão como “mágica”, mas serão oferecidas pelo Espírito Santo.
Esta semana nosso texto é o Evangelho segundo São João, capítulo 3, versículos de 1 a 15. Deixe marcado em sua Bíblia.
# meditação:
Interessante... um texto lido frequentemente, mas nunca tinha percebido sua riqueza...
Uma busca... um encontro... dois homens bem diferentes: um fariseu (Nicodemos) e Jesus. Nicodemos é um homem sincero, verdadeiro israelita, mas é levado a acreditar somente em sinais extraordinários. Ele é rico, ocupa um cargo importante na sociedade (é chefe dos judeus), era mais velho e tinha mais estudo que Jesus, mas tinha dúvidas e perguntas, que só Jesus poderia responder... Ele procura Jesus à noite, na clandestinidade... Mas há algo semelhante entre eles: ambos amam a Verdade! Nicodemos busca o Deus verdadeiro!
O que tenho de semelhante à Nicodemos? Se eu fosse trocar de nome, certamente poderia ser “Nicodemos”... meu coração é sincero na busca do Deus verdadeiro, sou católica praticante mas ainda me vejo pedindo “sinais”... ainda quero “provas”... ainda procuro Jesus na “clandestinidade” para meu diálogo com Ele...
Perguntas, dúvidas, diálogo... 3 palavras constantes na primeira semana e que estão de volta nas minhas meditações...
# oração final: Obrigada, Senhor, por esse oitavo dia de retiro. Eu reconheço o quanto preciso mudar e, no início desta segunda semana, te peço: sonda meu coração e quebra o que ainda há de pedra nele. Amém!
# partilha: encontre um meio de partilhar o seu dia de retiro. Pode ser conversando com familiares/amigos/vizinhos; pode ser escrevendo um dos versículos da Palavra lida e deixando numa caixa de correio; pode ser através do blog/facebook(como estou fazendo) que são excelentes canais de partilhar o amor de Deus!
Um comentário:
Querida amiga Tetê, acredito não ser co incidência mas obra do Espirito Santo.
Dúvidas, perguntas e diálogo , mas penso que todos nós temos dúvidas e perguntas, agora o diálogo com Jesus é entre eu e Jesus.
Amiga como é bom vir aqui e poder ler sua meditação e meditar junto.
Uma semana abençoada pra vc e família.
Fique com Deus
Bjs
Bia
Postar um comentário