terça-feira, 8 de março de 2011

4º e último dia: 08/3/2011

4º e último dia: 08/3/2011
Amor incondicional

leitura dos capítulos 2, 7 e 12

Capítulo 2: As bodas de Caná - João capítulo 2
Maria é mãe cuidadosa, zelosa, que se preocupa com os problemas de seus filhos. O casal de Caná representa a humanidade. Ela não é Deus, não é deusa, não tem poder de trazer a vida ao que falta, mas é mãe do Filho de Deus, é a intercessora junto ao Mediador. O vinho é apenas uma metáfora do que “falta”. Maria sabe o que nos falta e intercede por nós.
O papel de Maria na história da salvação é extraordinariamente simples e essencial. Maria esteve sempre presente. Sem alardes, sem estardalhaços. Chorou a dor de seu filho. Pai e mãe terrenos, cheios de imperfeições, não desistem do amor. Deus é nosso Pai e é perfeito. Maria, a mãe escolhida para cuidar da humanidade, a rainha da paz, mãe Ágape, a presença do amor.

Senhor, eu sei que me conheces e sabes dos meus problemas. Quando tudo me falta o Senhor está comigo.
Tu me deste uma mãe, Maria. A Tua mãe é a minha mãe. Maria, na simplicidade de sua presença, nunca esteve ausente. Por isso eu peço, ó Mãe, intercede por mim.
Quando alguma coisa faltar, quando eu me perder, quando eu pecar, quando eu deixar de amar, intercede por mim.
Senhor amado, obrigada pela mãe que nos destes. É mais uma prova de Teu imenso amor.
Amém!

Capítulo 7: Ressurreição de Lázaro - João capítulo 11
Jesus chorou diante de Lázaro, seu amigo. Jesus amava Maria, Marta e Lázaro. Não queria vê-los tristes. A morte causa tristeza mas não precisa causar desespero. A morte traz a consciência da limitação do tempo neste mundo.
A fé nos sereniza. Choramos a ausência física, mas confiamos na palavra de Jesus e Ele disse das muitas moradas da casa do Pai. A morte nos incomoda porque é misteriosa, não sabemos com detalhes como é a vida eterna. Mas, se há beleza em tudo o que o Pai nos deu e nos dá de presente por que não, então, a vida eterna seria menos bela? Por que a morte não seria a passagem para uma vida ainda mais plena?
Chorar pela perda faz parte do sentimento humano mas ficar diante da janela da perda faz parte de uma busca pela infelicidade. Saudade sim, tristeza não! A dor deve nos aproximar do que somos e nos levar ao encontro de algo maior. E como os amigos são essenciais nesses momentos!
Jesus nos fala da importância de viver com amigos. Lázaro era amigo de Jesus. Um amigo imperfeito, mas nem por isso menos amigo. Temos amigos imperfeitos e somos também imperfeitos diante dos nossos amigos. Tudo o que há nessa vida é perfeito como criação e imperfeito como resultado da ação humana.
A amizade é um alívio diante das nossas perdas, das nossas mortes. Há a morte terrena, mas há tantas outras que enfrentamos cotidianamente... as decepções, as traições, os abandonos e a solidão.
Jesus chorou como prova de sensibilidade diante da dor. Ele não está ausente quando a dor fala mais alto, ao contrário, Ele nos carrega no colo!

Senhor, eu tenho medo da morte, medo da separação, medo da dor. Eu já chorei, já sofri e continuo triste. Eu Te peço o dom da alegria.
Que meus dias possam ser iluminados pela alegria. Nas perdas que eu ganhe aprendendo. Nos tombos que eu ganhe levantando e na morte, que eu ganhe vivendo.
Senhor, escuta a minha oração.
Amém!

Capítulo 12: Profissão de amor de Pedro - João capítulo 21
Pedro foi o apóstolo que Jesus escolheu para ser o primeiro chefe da Igreja. Ele tinha um temperamento difícil... ele negou Jesus três vezes, ele teve medo. Mas Jesus não escolheu homens perfeitos. O medo de Pedro foi vencido com a chegada do Espírito Santo. O mesmo Pedro que por três vezes negou Jesus, por três vezes afirma que O ama.
Se Jesus nos olhasse nos olhos e perguntasse se de fato nós O amamos... Jesus pergunta para você: Você me ama? Fácil responder que sim. Mas o que pede Jesus aos que O amam? “Apascenta as minhas ovelhas”. E quem são as ovelhas de Jesus? Todos nós somos ovelhas de Jesus. Todos nós somos convidados a apascentar ovelhas e a sermos apascentados. Parece estranho, mas é simples. Em muitos momentos, somos as ovelhas que precisam de cuidado e, em outros, somos os pastores com o poder de cuidar das ovelhas. Somos simultaneamente pastor e ovelha. Cuidamos e temos de ser cuidados.
Há em nós uma centelha divina que é a consciência que nos aponta o que fazer e como fazer. O ensinamento de Cristo é ajudar. É apascentar as ovelhas. Viver com ética é a grande vitória, é o caminho para a felicidade.
Ser ético é cumprir a regra básica de Jesus: não fazer ao outro o que não gostaríamos que fizessem a nós. É ter responsabilidade pelas palavras e pelas ações. É conservar a paciência, a humildade, a sinceridade, a sabedoria e a perseverança na confiança em Deus. Quem ama faz o bem, é ético, é correto. A ética se exercita no cotidiano.
Que sejamos pastores e ovelhas. Que consigamos com humildade apascentar as ovelhas ansiosas e amedrontadas. Que nossa palavra e nossa ação apresentem a face misericordiosa de Cristo. Ele está no meio de nós!

Senhor Jesus, eu Te entrego a minha vida para cuidar dos meus irmãos e para ser cuidada pelos meus irmãos. O Teu amor nos uniu e nos enviou para cuidar e ser cuidado. Fortalece as minhas intenções e minhas ações. Dá-me o Teu Santo Espírito.
Eu Te entrego tudo o que fui, sou e serei. Eu quero ser Teu.
Que minha fé seja viva, que minhas obras sejam vivas, que meu amor seja concreto.
Eu sou Teu, Senhor. Inteiro Teu. Eternamente Teu.
Amém!

Conclusão desses dias de retiro:
O amor verdadeiro, o Ágape, liberta: tira de nós o que não nos faz bem e nos preenche. O Ágape nos aproxima, nos une, faz de nós pessoas melhores. O amor tem que ser expresso em ações. Se estamos tristes e abatidos, ao nos colocarmos a serviço do irmão nossa dor se transforma em alegria.

Oração final:
Jesus eu Te agradeço por Teu grande amor personalizado em Maria. A Tua mãe é a minha mãe e sinto ela sempre presente.
Obrigada pela oportunidade de ficar esses dias na Tua presença, bem próximo de Ti. Fica sempre comigo, Jesus! Eu quero viver o Teu amor. Amém!

Um comentário:

Frida disse...

Abençoado esse seu grupo de estudo! Queria eu ter podido participar. Mas, por você ter compartilhado, me inteirei dos assuntos! Obrigada, amiga! Beijos no seu coração!