sexta-feira, 15 de março de 2013

27º dia de retiro:

4ª semana: Palavras de vida eterna
# professar a fé:
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis  e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.
Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo que há de vir. Amém.
# invocar o Espírito Santo: Ó Espírito Santo, daí-me um coração grande, aberto à Vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; um coração desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Daí-me um coração forte, para superar todas provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Daí-me um coração cuja felicidade é cumprir fiel e firmemente á vontade do Pai. Amém!
# leitura da Palavra: o texto indicado hoje será lido todos os dias da semana. A cada dia, identifique nele perguntas que você tenha em seu coração e busque respostas. Elas não virão como “mágica”, mas serão oferecidas pelo Espírito Santo.
Esta semana nosso texto é o Evangelho segundo São João, capítulo 6, versículos de 51 a 69. Deixe marcado em sua Bíblia.
# meditação:
As palavras de Jesus na sinagoga de Cafarnaum causaram forte impacto. Ele já havia revelado Sua verdadeira identidade a Nicodemos, à mulher samaritana e à um pequeno grupo à beira do poço. Mas, agora, estava na sinagoga... “Quem se alimenta com minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele”.
Muito difícil compreender, naquela situação, que Jesus falava da encarnação da Palavra de Deus (“E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós” Jo 1,14). Jesus é o alimento para o nosso espírito, para nosso fortalecimento espiritual.
# oração final: Obrigada, Senhor, por esse vigésimo sétimo dia de retiro. Daí-me sempre do pão da Palavra e do Pão Eucarístico; dai-me sempre mais de Ti. Amém!
# partilha: encontre um meio de partilhar o seu dia de retiro. Pode ser conversando com familiares/amigos/vizinhos; pode ser escrevendo um dos versículos da Palavra lida e deixando numa caixa de correio; pode ser através do blog/facebook(como estou fazendo) que são excelentes canais de partilhar o amor de Deus!

Um comentário:

Bia disse...

Tetê querida, hoje no vigésimo sétimo dia de retiro das orações e reflexões de seu , nosso Retiro Espiritual fiquei mais fortalecida em minha fé! Nos momentos de fragilidades encontrei refugio aqui junto de Deus! Obrigada amiga por me convidar ao encontro do Pai!
Um fim de semana abençoado à você e família!
Bjs
Bia