sexta-feira, 8 de março de 2013

20º dia de retiro:

3ª semana: À beira do poço
# professar a fé:
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis  e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.
Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo que há de vir. Amém.
# invocar o Espírito Santo: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, acendei neles o fogo do Vosso amor e renovai a face da terra. Que com a Vossa luz apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre de Vossa consolação. Amém!
# leitura da Palavra: o texto indicado hoje será lido todos os dias da semana. A cada dia, identifique nele perguntas que você tenha em seu coração e busque respostas. Elas não virão como “mágica”, mas serão oferecidas pelo Espírito Santo.
Esta semana nosso texto é o Evangelho segundo São João, capítulo 4, versículos de 7 a 42. Deixe marcado em sua Bíblia.
# meditação:
A mulher samaritana largou seu balde e voltou à cidade anunciando “Vinde ver o homem que me disse tudo o que eu fiz. Não será Ele o Cristo?” Aquela mulher, sem ver nenhum milagre, creu que Jesus era o Cristo! Encheu-se de coragem, deixou cair as cadeias que a prendiam e com entusiasmo comunicava a Verdade.
Com o testemunho daquela mulher pecadora, arrependida, perdoada, acolhida e convertida, muitos samaritanos derrubaram a barreira do preconceito e foram até Jesus e Ele permaneceu dois dias em Samaria. Basta um segundo de amor sincero e verdadeiro para que brote a fraternidade; basta um pequeno esforço para que brote a água viva.
Estamos à beira do poço... eu, pessoalmente, vejo amigos comigo compartilhando da água viva, mas sei que outras pessoas sedentas  estão anônimas à beira deste poço. Peçamos, com fé, por nossa conversão e pela conversão de todos os que chegam ao poço.
# oração final: Obrigada, Senhor, por esse vigésimo dia de retiro. Que como a mulher samaritana, eu me encha de coragem e leve Teu amor aos que ainda não Te conhecem. Toca, com Teu amor, todos os que estão aqui à beira do poço. Amém!
# partilha: encontre um meio de partilhar o seu dia de retiro. Pode ser conversando com familiares/amigos/vizinhos; pode ser escrevendo um dos versículos da Palavra lida e deixando numa caixa de correio; pode ser através do blog/facebook(como estou fazendo) que são excelentes canais de partilhar o amor de Deus!

Um comentário:

Bia disse...

Tetê querida, boa noite!
Viajei a trabalho e acabei de chegar em casa.
Orei e meditei contigo,passou tão rapido, já estamos no 20º dia do Retiro Espiritual!!
Meu Deus e meu Pai, em Vossas mãos entrego o meu espírito. Com Deus me deito, com Deus me levanto, com a graça de Deus e do divino Espírito Santo.
Amém.
Fique com Deus e um fim de semana abençoado!
Bjs
Bia