sexta-feira, 4 de março de 2011

1º dia: 04/3/2011

2011 - retiro de carnaval com o Padre Marcelo Rossi no Ágape - Evangelho segundo São João
1º dia: 04/3/2011
Senhor, liberta-me... (da compulsão alimentar)
leitura dos capítulos 1, 6 e 10

Capítulo 1: O Verbo divino - João capítulo 1O tema da luz está presente em toda a Palavra de Deus. A criação do mundo e do homem é uma vitória da luz sobre as trevas. São Paulo revela que o cristão é Filho da Luz.
E o que significa ser Filho da Luz?
Cristo é Filho da Luz e todos nós somos chamados a ser Filhos da Luz.
Quem vive no escuro tem medo da luz. A escuridão nos remete aos erros. Não os erros que cometemos. Errar faz parte. A escuridão faz parte dos erros em cuja permanência insistimos. Evidentemente, há doenças que maculam uma vida. Quantos irmãos nossos, doentes do alcoolismo, tentam se livrar e não conseguem. O usuário de drogas ilícitas também vive um inferno. O inferno do vício e da escravidão. Não julguemos.
Estamos num mundo de trevas, mas somos Filhos da Luz!
Ser Filho da Luz é iluminar a vida para que os meus problemas sejam resolvidos. É fácil jogar a culpa no outro e achar que o problema é sempre do outro. Mas é preciso assumir que temos problemas. A dificuldade em ver o meu problema faz com que eu não consiga solucioná-lo.

Senhor, eu quero ser Filha da Luz. Eu quero levar ao mundo a Tua luz.
Que a Tua luz me invada, me retire o medo de viver e me faça uma anunciadora. Eu quero anunciar o Teu amor, mesmo que seja no deserto.
Faz de mim o que quiseres.
Eu Te amo, Senhor.
Amém!

Capítulo 6: O Bom Pastor - João capítulo 10Jesus é o Bom Pastor. Ele cuida de cada uma de suas ovelhas. Ele conhece as suas ovelhas pelo nome. Cada ovelha é de um jeito, tem um problema. Se uma delas se fere, Ele cuida. Se alguma se suja, Ele limpa.
Cada um de nós, mesmos sujos, mesmo machucados, mesmo doentes, é uma ovelha, e Jesus não tem nojo de suas ovelhas. Ele cuida de quem O conhece e de quem não O conhece. Mas as suas ovelhas O conhecem, porque Ele se faz conhecer.

Senhor, Tu és o Bom Pastor e eu sou a Tua ovelha. Eu conheço a Tua voz mas às vezes a surdez toma conta de mim. Não permitas que eu me perca, que eu me desvie do Teu rebanho. Mas se eu me perder, eu Te peço Senhor, vem me encontrar.
Amém!

Capítulo 10: Crucificação - João capítulo 19
Como a inveja faz mal! Como a língua tem poder destruidor! Talvez a maior parte de nós tenha sido vítima de boatos e, com certeza, sofre com isso. Se experimentamos na pele essa dor, por que fazemos isso com os outros?
Antes de proferir uma palavra, nós somos os seus senhores mas depois que elas saem, somos seus servos. A palavra tem o poder de construir e deve ser usada para construir. A palavra - boatos, fofocas e intrigas - quando destrói e o faz de forma cruel.
Jesus morreu para nos religar com o Amor. Sua morte é como uma ponte que nos conduz para a vida nova. É preciso apenas caminhar. O esforço maior já foi feito. A cruz mais pesada já foi carregada. A promessa do Pai, o amor Ágape, foi cumprida. Cabe a nós apenas assumirmos essa salvação vivendo em nosso dia a dia o amor Ágape.
A cruz é um acontecimento central na história da salvação. É sinal de entrega, é a maior prova de amor. A aliança foi restabelecida!

Santa Teresa d’Ávila têm um lindo poema sobre a cruz, do qual eu retirei essas palavra:
Sê bem vinda cruz querida.
Quem não te ama vive atado,
e da liberdade alheio;
quem te abraça sem receio
não toma caminho errado
”.

Santa Terezinha do Menino Jesus escreveu sobre o poder da oração:
Para mim, a oração é um impulso do coração, um simples olhar lançado aos céus, um grito de reconhecimento e de amor, tanto em meio às provas, como às alegrias; enfim, é algo de muito grande, de sobrenatural que me dilata a alma e me une a Jesus”.

E, ainda sobre o poder da oração, Irmã Dulce nos diz:
Toda a nossa força está na oração. Sem ela não podemos fazer nada. A oração é o alimento da nossa alma, não podemos viver sem rezar”.

Meu Senhor amado, o ódio não venceu o amor. O ódio não pode vencer o amor, nunca!
Eu te peço pelos ódios que ainda freqüentam meus pensamentos, palavras e ações.
Liberta-me, Senhor, do mal da fofoca, do mal do ódio e da ausência de amor.
Eu sou livre, Senhor. Tua vida me faz livre. Tua morte me faz livre. Tua Ressurreição me faz livre.
Meu Senhor amado, eis-me aqui, salva e liberta pelo Teu sangue. Em Tuas mãos, Senhor, eu coloco as minhas ações e as minhas intenções.
Eis-me aqui, Senhor, falho, pecador, mas cheio de amor. Faça-se em mim a Tua vontade.
Amém!

E eu tenho um problema: compulsão alimentar.A compulsão alimentar é uma doença tal como o alcoolismo. Não é fácil livrar-se da compulsão alimentar. Sou Tua ovelha mas estou doente. Essa cruz é pesada, mas a que carregastes levando todos os nossos pecados foi muito mais pesada. Clamo a Ti por minha libertação e em minha oração estou unida a Ti.
Sou livre pois Tua vida, morte e Ressurreição me fazem livre. Em Tuas mãos coloco minhas ações e intenções. Faça de mim a Tua vontade. Que assim seja!

Nenhum comentário: